ser mãe


É mais do que tudo que eu imaginei. É mais do que ouvimos e vemos por aí. É uma experiência única, maravilhosa para algumas, assustadora para outras, mas igualmente surpreendente para todas.

Quando a gente se torna mãe, tudo muda. É o velho clichê, mas ele nunca foi tão verdadeiro. Novas preocupações, novos sentimentos, uma nova versão de você. Uma versão melhorada, mesmo que você não sinta isso logo de inicio.

Aliás, o inicio é tudo tão intenso! O momento que você descobre que agora é responsável por um outro ser humano além de você. Que aquela barriga que começa a crescer abriga um coração que bate mais forte do que tudo, mesmo que tenha o tamanho de uma laranja. Você passa a comer melhor, porque não quer que o bebê seja afetado. (Eu deixei de comer chocolate, de beber refrigerante e café).

Ai depois da fase do "Oh meu Deus, estou grávida!", vem a fase de incertezas.
"Será que vou ser uma boa mãe?"
"Será que vou saber o motivo do choro do meu filho?"
"Será que não vou surtar?"
Bom, a última questão eu te garanto que a resposta é sim, você vai surtar. Vai chorar de felicidade, medo e gratidão, ao mesmo tempo.

E como se não bastasse, vem o tão esperado momento de dar a luz. "Será que minha bolsa vai estourar no meio do supermercado como nos filmes?". E pode ter certeza que, quando falam que a dor do parto é sem igual, eles falam a verdade. Mas não tenha medo, o que vem depois faz você esquecer toda a dor (mesmo que ela tenha durado umas 18 horas, como a minha).

Enfim o seu bebê está no seu colo. Não importa que ele tenha o rostinho enrugado. Não importa que você esteja descabelada e fraca, porque você só consegue olhar para aquele pequeno ser e só consegue pensar: "Meu Deus, é meu filho, saiu do meu ventre. E agora ele precisa de mim para tudo".

É a melhor sensação do mundo poder olhar ele dormindo, sentir sua respiração, tocar na sua mãozinha.

E eu poderia ficar aqui e escrever umas mil páginas sobre a jornada que é ser mãe, mas para resumir, ser mãe é:

  • Não ter mais hora certa para dormir, comer, tomar banho.
  • Ouvir a palavra "mãe" a cada 5 segundos.
  • Pisar em peças de lego no meio da noite e não poder xingar porque seu filho acabou de dormir.
  • É ter paredes riscadas
  • É ter que carregar uma bolsa super equipada como se fosse passar um final de semana fora, quando na verdade você só vai ao shopping
  • É ter que virar filha da sua filha, comer num restaurante imaginário onde o prato custa R$ 500, ser cobaia de uma médica que quer arrancar seu dedo sem anestesia.

E o mais importante, ser mãe é uma escolha de cada uma e não existe essa história de que uma pessoa só é feliz quando se torna mãe. Eu escolhi ser e aceitei tudo o que vem no pacote, e sou grata por tudo o que essa escolha me deu. Se você não quer ser mãe, tá tudo bem também. É preciso ter empatia e perceber que a realidade é diferente para todo mundo e o que mais importa, é o respeito pelas nossas escolhas e pelas escolhas do próximo!

Então, para as que já são mães, para as que serão, para as avós que são mães, para as mães de pet... Não importa quem você seja, o que importa é o amor que você dá! Feliz dia mês das mães (só porque postei com um pouquinho de atraso) 
Mini Emy

🍃

8 comments

  1. Que texto fofo!
    Feliz dia das mães pra você ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. "ser cobaia de uma médica que quer arrancar seu dedo sem anestesia" HAHAHA meu deus que fofura. muito linda sua filha, amei esse post, feliz dia das mães (atrasadinho) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O abuso rola solto por essas terras, dia desses tive que pagar R$ 200 por um pãozinho. HAHAHAHA

      Obrigada ♥

      Excluir
  3. Ai que depoimento mais lindo Emy ♥ Acho que ter um filho é uma daquelas coisas que só quem passou sabe. Mas graças aos seu depoimento, deu pra ter uma pequena ideia. Feliz mês das mães atrasado!

    Ps. amei essa foto da Harumi ♥ toda modelinho ela haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!

      Um dia você fará um ensaio dela, vou amar ver as fotinhos depois ♥

      Bjooo

      Excluir
  4. Pra mim, o mais louco de ser mãe é me sentir responsável por outro ser humano, quando eu ainda mal me sinto responsável por mim. Mas, sem dúvida, é uma experiência que transforma. O que eu aprendi sendo mãe, não aprenderia de outro jeito. Sua filha é linda! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!
      A primeira coisa que pensei logo quando minha filha nasceu foi isso: "Meu Deus, esse pequeno ser depende de mim. Eu serei daqui pra frente o porto seguro (literalmente) de outra pessoa". É uma enorme responsabilidade, de fato, mas é como você disse, tem coisas que a gente só aprende sendo mãe. Obrigada pelo comentário <3 <3

      Excluir

Obrigada pela visita. Volte mais vezes e não esqueça de deixar um oi!

Com amor,

Emy ♥