Não seja tão boa

Uma coisa que eu sempre ouvi (e não apenas de uma pessoa, mas de muitas que conheci ao longo dos anos) foi: "não seja tão boazinha". Acho que a primeira vez que ouvi isso foi na primeira série. Eu sempre fui o tipo de pessoa que não se importava de ajudar o próximo. Na época de escola, eu desenhava para meus amigos na aula de educação artística. Emprestava minhas canetas de gel (que pelo menos na minha turma naquela época era tipo "raridade"). Sempre dava uma parte do meu lanche para quem pedia.

Só que, quando eu era mais nova, não sabia definir limites e às vezes, algumas pessoas se aproveitavam da minha bondade. E no fim, eu sempre saía como a boba da história.

Sei que as pessoas que me deram esse conselho, na verdade, só queriam o meu bem. Todas elas eram minhas amigas. Nem todo mundo é como você, elas me diziam. Nem todo mundo faria o mesmo, repetiam.

Só que, mesmo sabendo que aquilo era verdade, eu não conseguia agir diferente. Uma vez, indo trabalhar, achei um celular na escada rolante do metrô. Como era aquele celular "tijolão", eu consegui acessar a agenda e encontrei o contato "casa" (todo mundo tem esse contato, não é? rsrs) e avisei que tinha encontrado o aparelho no metrô. A pessoa do outro lado pareceu um pouco desconfiada, mas combinamos de nos encontrar no mesmo lugar no final da tarde, quando eu saísse do meu trabalho. 
Quem me encontrou foi a esposa do dono do celular, ela me confessou que não estava acreditando que eu estava devolvendo porque "qualquer pessoa teria ficado com ele" e que estava aliviada, pois aquele aparelho era do trabalho do marido dela, e ele provavelmente teria que pagar do bolso caso não tivesse o recuperado. 

Quando eu me lembro desse fato, a sensação que tenho é a de gratidão. Muita gente próxima me chamou de burra por ter devolvido o celular, porque se tivesse sido o meu, ninguém iria me devolver. Mas quer saber? Eu não me arrependo nem um pouco e faria de novo e de novo e de novo, sem pensar duas vezes.

Isso aconteceu há uns 12 anos atrás e de lá para cá eu aprendi que, não tem nada de errado em ser boa. Se alguém se aproveita disso por maldade, então o problema é no caráter da outra pessoa, não na nossa. Afinal de contas, somos responsáveis somente pelas nossas escolhas e pelas consequências delas, sejam elas boas ou ruins. 

Bondade é uma virtude que muitos enxergam como defeito ou fraqueza, e por um tempo eu realmente achei que isso era um defeito. Mas hoje eu sei que não é. 
A bondade disfarçada, aquela que praticam com a intenção de alimentar o ego ou de tirar algum proveito, essa sim é um defeito.

Então se você já ouviu essa mesma frase e se sentiu culpada, não se sinta. Sua bondade e gentileza, mesmo que pequena, pode fazer o dia de alguém muito melhor
Have courage and be kind

🍃



10 comments

  1. Ser boa de maneira alguma é um defeito.
    Também já me senti assim como você. Fui lendo seu texto e me identificando com muitos pontos.
    Fazer o certo não significa ser burra, pelo contrário.
    Creio que o importante é estar de bem com a própria consciência, e como você disse, se estamos sendo boas pessoas e alguém se aproveita disso, esse alguém está prejudicando a si mesmo.
    Texto excelente, teve seu efeito no meu dia! Parabéns!

    Abraçz
    Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje
    Post Recomendado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nubia!!
      Que bom saber que, de alguma maneira, minhas palavras tocaram você ♥

      Volte sempre!!

      Excluir
  2. lendo seu post me lembrei de uma história de infância. quando tinha uns 8 anos (acho) lembro que a professora passou um ditado, e quem conseguisse escrever a palavra bicicleta corretamente iria ganhar um prêmio (acho que era uma lapiseira colorida). ajudei minha amiga do lado a escrever, ela entregou na minha frente e resposta e ganhou kkk me sinto idiota até hoje por isso. acho que o maior desafio que a gente tem é definir o limite entre ser boa e fazer papel de boba (já fiz muito esse papel na vida adulta, querendo ajudar pessoas que me passaram a perna). mas de fato, ser uma pessoa e com um bom caráter (como vc teve nessa história do celular) é sempre a melhor opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi K!

      É difícil essa questão de "ser boa" porque infelizmente, tem muita gente mau caráter, inclusive ao nosso redor. Então, em determinadas situações, realmente devemos parar e analisar o caso, afinal, não vamos nos meter em "uma roubada" só porque somos pessoas boas e "um amigo" pediu ajuda, né? rsrs

      Um beijo e um iluminado dia! ♥

      Excluir
  3. Eu já me passei de boba muitas vezes. E graças a isso, acabei ficando bastante desconfiada de todo mundo. Sempre achando que alguém vai tirar vantagem de mim. Talvez eu tenha que tentar pensar mais como você e simplesmente ser grata por tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!

      Tem situações (e pessoas) que realmente devemos analisar se vale a pena colocar nossa bondade e confiança, nem sempre a gente consegue adivinhar o que vai acontecer, mas sempre podemos aprender algo!
      Mas nunca desista da sua bondade ♥

      beijooos

      Excluir
  4. Assim que comecei a ler esse post, pensei nisso! Temos controle das nossas escolhas, mas como o outro vai agir, não. Claro que a teoria é mais fácil que a prática. Mas no fim, o que importa é tomar atitudes que acalentam o nosso coração. E se ser bondosa, gentil, te faz bem... É isso que importa! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Verdade, às vezes não tem como evitar o sentimento de frustração, somos todos seres humanos, né? Mas é como você disse, importante é estar em paz com a nossa própria consciência, pq na vida a colheita é sempre certeira! ♥

      Beijoos

      Excluir
  5. Oi Emy!

    Adorei teu ponto de vista! É ótimo ver que nosso caráter é bom, real e bonito, ao ponto de não querermos e não nos aproveitarmos de situações que geram tanto stress para outros. Não faz sentido largar de fazer o bem só pq algumas pessoas nos dizem para não fazer. Eu adoro uma frase "O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo mesmo mesmo que ninguém esteja fazendo" e levo ela no coração sempre.

    O que tem me acontecido atualmente é só cuidar onde e quando ser boazinha, principalmente no trabalho. Tem muita gente folgada por aí que não vale a pena o nosso próprio desgaste, que é pago um salário até maior para ficar se recusando a fazer o próprio trabalho. Nesses casos estou sendo mais seletiva e tenho me sentido muuuuito melhor.

    Adorei teu post, mesmo mesmo
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru... Como é bom ler comentários como o seu <3
      Essa é uma ótima frase para se levar para a vida.

      Infelizmente, temos que ter essa cautela e certa desconfiança também, o ser humano na maioria das vezes consegue ser muito ruim com quem é bom. Com o passar dos anos, aprendi isso também.
      Mas o importante é não mudarmos nossa essência, só aprender a ser seletivas né.

      Eu amei sua visita, obrigada do coração ♥

      Excluir

Obrigada pela visita. Volte mais vezes e não esqueça de deixar um oi!

Com amor,

Emy ♥