Para todas as versões de mim que já existiram um dia.


Talvez em algum outro momento, eu odiaria tudo o que vocês fizeram no passado.

Ter começado a namorar cedo. Ter parado de estudar para depois ter que fazer supletivo. Não ter feito aquele intercâmbio aos 17. Não ter juntado dinheiro. A tatuagem de carpa.

Todas essas e outras escolhas erradas, as lágrimas derramadas por bobagens, a falta de confiança, pelas auto sabotagens diárias - eu xingaria cada uma de vocês por isso.

Mas hoje em dia eu compreendo. Mais do que isso, eu perdoo.

Por muito tempo fiquei remoendo esses 'erros', não estava conseguindo seguir em frente porque ficava pensando: "ah se eu tivesse feito assim no passado". E de tanto pensar no que fizemos e no que deixamos de fazer, estava me esquecendo de viver o agora.

Sabe aquele velho ditado que diz que, "águas passadas não movem moinhos"? Ele nunca fez tanto sentido para mim depois que percebi que, ao invés de ir para frente, estava estagnada no sentimento de frustração.

Chegou um momento em que eu só sabia pensar que minha vida poderia estar diferente hoje, se a minha versão dos 11 anos não tivesse parado o curso de inglês ou se a minha versão dos 15 anos tivesse pensado melhor e tivesse se afastado de pessoas que não me levariam para lugar nenhum.

Mas então a vida me mostrou, da melhor maneira, que o passado deve ficar no passado. E que, se eu não tivesse cometido esses supostos erros, eu não estaria onde estou hoje, com a família mais incrível do universo inteiro. Eu não poderia agir diferente antes, porque não tinha o mesmo pensamento que tenho hoje.

Descobri que isso se chama 'evoluir'.

E no processo interminável de evolução, a gente passa a entender que todos cometemos erros e que temos que aprender a lidar com isso. Também começamos a entender que cada um possui seu próprio ritmo e maneira de levar a vida. E acima de tudo, aprendemos a perdoar a nós mesmos por não sermos 'perfeitos'.

Então, eu termino essa carta libertando todas vocês da culpa e do ressentimento. Eu as perdoo, eu as compreendo e eu as agradeço por tudo que fizemos até o exato momento de agora.

A jornada ainda é longa e, se o universo permitir, muitas coisas boas irão acontecer para a melhor versão de nós.
self - 2018
🍃

8 comentários

  1. tem uma música que diz "o que podia ser sempre vai ser melhor do que é, as possibilidades vão perseguir o que a gente escolher"... e na prática sabemos que talvez antigas possíveis escolhas, de repente, nem iriam ser aquilo tudo mas é como se as vezes não conseguíssemos impedir que elas rondem nossa mente, não é mesmo? me identifiquei com seu post porque as vezes fico chateada com minhas antigas versões, mas oras, ainda estamos aqui e é tão bom quando simplesmente, como vc fez, nos perdoamos, aceitamos e caminhamos.
    e tem uma citação de um autor que amo, chamado C.S. Lewis, acho que cabe no momento: Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás.
    é nisso que me apego quando me vejo muito atenta ao passado. seguir em frente é uma oportunidade maravilhosa demais pra desperdiçarmos.
    ah, obrigada pelo comentário que deixou no meu blog Emy, preciso dizer que amei o seu.
    beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizandra!
      Agradeço a visita e o comentário <3

      Certamente, ter a oportunidade de reconhecer nossos erros e ainda assim conseguir seguir é um privilégio! Então um brinde para o nosso futuro que, como Lewis já disse, existem muitas coisas boas vindo adiante <3

      Bjão!!

      Excluir
  2. Que bonito Emy! Esse processo de amadurecimento é realmente libertador, adorei o seu texto. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cami <3

      Muito libertador! Tira um caminhão dos ombros, literalmente, rs

      Obrigada pela visita, adoro quando vem! <3

      Bjiinhos!

      Excluir
  3. Oii, tudo bem?
    Que texto lindo. Isso é algo fundamental pra nos sentirmos bem com nós mesmos. Ficar preso aos "ses" não nos faz bem e em consequência nos prende a acontecimentos que não podem ser mais mudados.
    Me fez muito bem ler o seu texto.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ava!!

      Verdade, e o quanto antes percebemos isso, melhor é! Faz bem para a alma deixar para trás o peso dos "e se", como diria aquela citação de um filme que adoro (no caso, cartas para Julieta, rsrsrs)

      Obrigada pela visita e pelo comentário, espero que volte mais vezes! <3

      Excluir
  4. Que texto lindo e intenso! Se eu pudesse conversar com todas as versões da Stephanie que já existiram, diria obrigada. Tudo o que vivi, aprendi, chorei, sofri e me arrependi, tudo me fez ser quem sou hoje, a melhor versão de mim mesma ♥

    Beijoos,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stephanie! Obrigada pela visita e pelo comentário <3

      Todas as nossas versões antigas nos trouxeram até onde estamos hoje e ainda bem que conseguimos reconhecer isso! E que essa nossa versão de hoje melhore todo dia, sempre em direção ao bem <3

      bjooo

      Excluir

Seu comentário é muito importante! <3

Instagram

Emy Teranishi. Theme by STS.